Foi tão bacana a nossa palestra sobre compostagem na Conexão SIS que não resistimos e escrevemos um post para compartilhar este experiência.
Em 2015 começamos uma parceria super bacana com a Alelo . A Alelo atua dentro de várias empresas e é apoiadora da ONG Conexão SIS.
A Conexão fica em Carapicuíba e desenvolve um projeto muito importante e transformador na região, o Projeto Horta Escolar que já atende a mais de 20 instituições públicas de ensino. Este projeto implanta hortas nas escolas e dá assistência à equipe pedagógica e operacional ensinando como estas hortas devem ser mantidas e geridas. No anos passado tivemos o prazer de dar uma palestra para funcionários da Alelo em uma destas escolas e pudemos ver o quanto a comunidade se envolve nos cultivo.
Este ano a direção da Conexão, na pessoa da querida Maria Angelina, nos chamou novamente, desta vez para dar uma palestra sobre compostagem e outra vez foi uma experiência incrível. O próximo passo da Conexão é fazer com que cada escola produza o seu próprio adubo orgânico através do aproveitamento dos restos da cozinha da escola. Assim o ciclo se fecha e tudo o que sai da terra em forma de alimento volta para ela em forma de adubo e por isso nos convidaram.
A platéia de voluntários e funcionários foi uma das mais participativas e interessadas que tivemos. A reunião de tantas pessoas em prol de um benefício comum é o que nos faz acreditar que estamos no caminho correto e que nos motiva a continuarmos na divulgação do cultivo orgânico.
O trabalho feito nas escolas extrapola os muros e chega às casas das crianças “contaminando” toda a família e melhorando a alimentação de todos. Esta palestra sobre compostagem também vai chegar à toa esta comunidade e fará com que a quantidade de resíduo produzido pro cada um e que acaba sendo depositado em aterros sanitários seja menor.
Este é aquele famoso trabalho de formiguinha, mas que de pouco em pouco vai gerando resultados imensos e de significado único. Nós realmente acreditamos que o poder do grupo pode transformar e quanto mais pessoas entrarem nesta onda mais teremos um planeta limpo e livre de veneno nas nossas comidas.
Para finalizar só podemos agradecer à Maria Angelina, à Cleuza e a`toda a equipe da Conexão e da Alelo por mais esta oportunidade de convívio com pessoas que se doam a um trabalho tão bonito e transformador. Estamos juntos.
Agora ficamos devendo um post inteirinho sobre compostagem para mostrar um pouco do que falamos na nossa palestra. Fiquem de olho que em breve ele aparece por aqui.