Você sabe quais são as hortaliças de verão? O verão está chegando e nossa hortinha não pode parar, não é mesmo?

Hoje, o Ateliê vai dar algumas dicas do que plantar nessa estação do ano que muitos adoram! Tomando como base dezembro e janeiro, fizemos a lista de algumas hortaliças que são ótimas para serem plantadas no verão.

Abobrinha

A abobrinha necessita ser cultivada em trepadeira e precisa ser plantada junto a um suporte, em lugares ensolarados. O solo deve ser úmido (mas a rega não pode ser exagerada), rico em matéria orgânica e a adubação precisa ser frequente. O local é um item importante: ela é espaçosa e precisa de muito espaço para se desenvolver. Para um bom crescimento, fique atento as pragas e quando o fruto alcançar 10 centímetros, já pode ser colhida.

hortaliças de verão

Abobrinha

Pepino

O pepino se desenvolve melhor em climas quentes, por isso, exige horas de luz direta e o solo fértil e bem drenado. A rega deve ser frequente, não deixando que as raízes sequem. O vaso precisa ter aproximadamente 30 centímetros de profundidade; você poderá colhe-lo depois de 50 a 60 dias, quando o fruto alcançar de 3 a 9 centímetros.

Cenoura

Algumas espécies de cenoura se adaptam ao frio mas a maioria se desenvolvem melhor no calor (calor ou frio excessivo podem ser prejudicial para as raízes). Ela também é uma planta que necessita de espaço, então cuidado ao escolher o vaso em que será cultivada. Não exagere na rega, esse é um detalhe importante! O excesso de água pode fazer com que as raízes apodreçam. O tempo da colheita depende de diversos fatores, mas pode demorar de 65 à 100 dias. É indicado o plantio de tagetes (cravo de defunto) junto aos canteiros de cenoura, para prevenir os ataques de nematoides.

Alface (qualquer época do ano)

Existem diversas variedades de alface, a maioria deles gostam de temperaturas amenas (até 24 graus) mas alguns toleram temperaturas mais altas e outros, mais baixas. Ele não necessita de tanto espaço como as outras hortaliças citadas acima mas também precisa conter muita matéria orgânica! A rega pode ser feita todos os dias, mas sem que encharcar… se perceber que no dia seguinte, a planta ainda está úmida, alterne os dias da rega. Depois de 60-90 dias, quando a folha estiver grande e volumosa, é a hora certa de colher!

Beterraba

Também existem diversas variedades da beterraba, então atente-se na embalagem das sementes na hora de escolher. Para essa época do ano, opte por uma espécie que se desenvolva melhor em climas quentes. O solo precisa ser muito bem drenado, neutro e fértil e a rega deve acontecer com frequência necessária para que o solo não fique seco. A colheita pode ser feita em aproximadamente 90 dias.

Feijão

O feijão não gosta de baixas temperaturas e geadas, por isso é uma ótima opção para o verão. O solo deve ser bem fértil, com muitos nutrientes e sempre úmido (regue com frequência mas não encharque). O segredo está na adubação, mantenha a terra sempre adubada pois o feijão é uma planta que necessita de nitrogênio, fósforo e potássio. Espere de 85 á 100 dias depois que germinar, para colher.
No verão, as chances de ataques de insetos são bem maiores que no inverno, então atente-se. Se você não sabe como lidar com elas, gravamos um vídeo ensinando o passo-a-passo no nosso canal.
Você também pode acessar nosso curso online. O “Mãos à Horta – tenha seu próprio jardim de comer” vai te ensinar a montar e cuidar da sua horta em apenas um dia.
Clique aqui e conheça mais sobre o curso, saiba mais sobre os benefícios de ter uma horta orgânica e nossos bônus incríveis!