Não é novidade que as hortaliças melhoram a qualidade da alimentação e trazem benefícios para toda a família. Mas você sabia que existe a possibilidade de plantá-las em casa?

Hortaliças

Quais são os benefícios?

As hortaliças são fontes de fibras, vitaminas e sais minerais. Seus nutrientes mantêm o equilíbrio do organismo e ajudam no seu funcionamento. Sem contar que diminuem o risco de ataque cardíaco e AVC, são hipocalóricas e podem prevenir alguns tipos de câncer.

Aliás, plantar hortaliças em casa é vantajoso também para você que deseja economizar; ter uma horta em casa evita gastos em supermercados ou feiras (além de deixar a comida ainda mais gostosa).

O que plantar?

Alface, batata, brócolis, beterraba, cenoura, couve, chuchu, ervilha, espinafre, mandioca, pepino, pimentão, palmito, tomate, quiabo, rúcula são algumas das ótimas e deliciosas opções.

Cresce rápido?

É bom informar que o crescimento a partir semente é lento, então é necessário um pouco de paciência, o resultado não é imediato. Após germinadas, é preciso selecionar e plantar as mudas mais fortes e vistosas. Alguma espécie, como a alface, tem seu crescimento um pouco mais acelerado, e em aproximadamente 60 dias já é possível colher.

Existe também a possibilidade de plantar mudas, e não se corre o risco de não brotarem como a semente. Independente da forma de plantio, a rega diária não pode ser esquecida.

Dica

Analise qual hortaliça você deseja plantar, qual o tamanho que ela ficará e só assim, pense no local em que você irá depositá-la.

Para hortaliças folhosas (alface, rúcula, escarola…), se plantadas em vasos (caso você não tenha espaço para uma horta no chão) é fundamental que tenham no mínimo 20 cm de altura. Cenoura, couve e beterraba se dão bem em vasos de 40 cm e tomates em vasos em 50 cm de altura. Você ainda poderá plantar alguns temperos junto, dependendo do tamanho do vaso, mas sempre atento as espécies antagônicas e companheiras.

Algumas hortaliças como os pepinos, chuchu e os tomates, que são trepadeiras, precisam de um suporte como um arame ou algo que a sustentem.

Para hortaliças pequenas, que não exigem muito espaço, uma horta vertical é uma ótima alternativa. Veja nesse post 10 razões para você se apaixonar por uma horta vertical e inspire-se.

Agora que você já sabe que as hortaliças podem ser plantadas facilmente em casa, leia nosso outro post sobre o passo a passo de como planta-las, e Mãos à Horta!

Qualquer dúvida nos envie um e-mail para atendimento@ateliedashortas.com.br

Conheça o nosso curso online e aprenda a montar e cuidar da sua horta orgânica em casa.