A hortelã é uma das ervas mais conhecidas! Seu gosto e aroma são inconfundíveis, mas poucos sabem os seus benefícios, onde usar e quais cuidados que é preciso ter para cultivar essa planta em casa
Quais são seus benefícios?
A Hortelã é usada desde a antiguidade pelos egípcios, gregos, romanos, americanos e um tempo depois foi expandida para a Europa. Existem diversas espécies, as mais conhecidas são a hortelã pimenta e a hortelã verde. Elas contêm vitamina A,B,C e minerais que ajudam com problemas digestivos, dores de cabeça, prevenção do Alzheimer, perda de peso, tosse e resfriado e dores menstruais. Além disso, auxilia a conservação dos colágenos do cabelo e da pele.
Onde usar?
A forma mais comum do uso são as infusões. Mas também pode ser usada em água aromatizadas com frutas, batida em sucos, nos temperos de carnes, frangos e saladas, leguminosas como grão-de-bico… Em todas essas receitas, realmente fica uma delícia! A hortelã não é apenas comestível… Ela pode ser um bom repelente de moscas e mosquitos, e, quando amassadas, são ótimas para acalmar a pele contra as picadas de insetos. A hortelã seca pode ser usada também para aromatizar ambientes, como guarda-roupas e gavetas. Também é utilizada para fins medicinais.
Como plantar?
Para plantar, é necessário saber que a hortelã é uma planta que gosta de solos fofos, bem adubados e úmidos. Possui tolerância à sombra, então se na sua casa não bate muito sol, essa é uma boa erva para a sua horta. Ela é uma planta que se reproduz muito rapidamente, cresce em torno de 0,2 metro e se alastra por todo canteiro.
IMPORTANTE:
A hortelã é uma planta antagônica. Isso significa que não deve ser plantada junto com nenhuma outra planta pois prejudica o desenvolvimento das outras espécies. Então lembre-se: plante sempre em um canteiro ou vaso afastado.