Muitas vezes, apesar do carinho, sua planta está morrendo sem você saber o motivo. Confira os cuidados imprescindíveis para manter sua horta saudável.
Muitas vezes cultivamos alguma horta que custa à vingar. Problemas como a falta ou excesso de água, falta de nutrientes e pragas são os motivos mais comuns que prejudicam o plantio de nossas hortas. Confira nesse post dicas para mantes sua horta saudável e bonita, além de resgatar aquela planta está morrendo
Regas quando a incidência de sol é muito forte
Você já pensou que o jeito que você rega pode estar fazendo mal àquela planta que está morrendo? O período ideal para rega-lás é durante a manhã ou à tarde. Aguar ao meio-dia pode fazer com que elas sofram choque-térmico por causa da temperatura. Pode também fazer com que o benefício seja nulo, pois a incidência muito forte do sol pode secar toda a água antes mesmo dela ajudar sua horta.
Pouco espaço
Se muitas plantas convivem em um mesmo espaço, alguma delas pode estar sendo prejudicada. Isso porque plantas diferentes devem ficar em vasos diferentes, pois o espaço para o crescimento das raízes e dos caules é muito importante.
Vento
Se a sua horta se localiza em algum lugar com muito vento, como por exemplo na varanda de um prédio, ele pode estar deixando sua planta fraca e quebradiça. Nesse caso, plantas com folhas mais largas e compridas podem ser as mais prejudicadas pelo vento.
Falta de podas
Nesse quesito, planta é como o cabelo: sempre temos que estar atentos para cortar as pontas ou folhas que já estão secas ou apodrecendo. Fazer vistas grossas à poda da sua planta pode realmente prejudicar seu crescimento e sua durabilidade. Além disso, a poda favorece a brotação de galhos novos, e o rejuvenescimento da planta!
Quantidade de sol
Sabia que cada planta tem sua especificidade de quantidade de sol que deverá receber? Muitas vezes você pode estar fazendo com que um plantio que não precise muito de sol esteja recebendo uma quantidade maior do que indicada, ou até mesmo não fornecendo uma quantidade necessária de sol. Confira quais plantas são ideais para apartamento pois precisam de menos sol.
Galho-ladrão
Algumas plantas produzem um ramo diferente, grande e com crescimento vertical superior ao dos outros. Esse ramo, chamado de galho-ladrão, se manifesta principalmente em plantas frutíferas e rouba a força do resto da planta, atrapalhando seu desenvolvimento. Sua retirada fará com que seu cultivo volte a crescer normalmente novamente.
Excesso de regas
No inverno a evaporação é menor por causa da menor temperatura, fazendo com que a necessidade de água na horta seja menor. Já no verão, as regas devem ser em maior número. Verifique se não está regando em excesso seu cultivo enfiando o dedo na terra e verificando se a mesma está seca ou não. Lembre-se que muitas vezes as plantas possuem mais mecanismos para a falta de água do que para o excesso da mesma.
Falta de nutrientes
Muitas vezes sua planta está morrendo por falta de nutrientes! O adubo é fonte essencial de nutrientes para a sua horta e a adubação deve ser feita e refeita sempre que sua plantar precisar. Há uma variedade muito grande de adubos e formas de aplica-los em suas plantas. O período mais produtivo para adubação é entre o verão e a primavera (mas todos os outros também são muito bem aceitos). Para a adubação orgânica, adoramos o húmus de minhoca e o bokashi!
Pragas
Você vê formigas nos caules e ramos? Isso é sinal de que provavelmente algum parasita está se alimentando da seiva presente no interior da planta. A abertura de ferida atrai as formigas, sendo elas um sinal de que algo não vai bem na sua horta.
Estes são os cuidados necessários que, se não realizados, podem acabar matando sua plantinha! Preste bem atenção aos sinais apontados e cuide bem da sua horta!
Até a próxima!